AOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO
MUNICIPAL DE BAYEUX
Há anos que a categoria do Magistério Municipal de Bayeux lutava pela implantação das eleições diretas para diretor nas escolas municipais. Era um clamor da categoria que observava, indignada, que tal fato ocorria em outros municípios próximos a Bayeux e até em outros Estados vizinhos e em nosso município as forças políticas dominantes impediam que tal avanço se desse.
Em 2004, quando da conquista do PCCR da Educação, tal conquista se deu mas logo foi abortada dois anos após, na calada da noite quando os vereadores retiraram o artigo do PCCR que estabelecia a realização das eleições diretas para diretor das escolas.
Agora, em 2010, na reelaboração do PCCR, conseguimos recolocar no novo PCCR as eleições diretas para diretor de escolas municipais em Bayeux. Porém , diferente da vez anterior, o Sindicato fez valer a força da lei e as eleições são pra valer.
Porém , para surpresa da Diretoria do Sindicato, em algumas das escolas que terão eleição este ano – 14 – em algumas delas os/as professores/as estão se recusando a formar chapas, inviabilizando assim o processo eleitoral, tão duramente conquistado por todos nós.
Sabemos também que estão existindo pressões da parte de algumas direções de escolas que, inconformadas com a perda de seus cargos, estão fazendo de tudo para que o processo eleitoral nas escolas não ande conforme o que determina a Resolução 023/10, aprovada pelo Conselho Municpal de Educação, que rege as eleições para diretor nas escolas municipais de Bayeux.
Isso já esperávamos de algumas direções escolares. O que não podíamos esperar é a passividade dos companheiros/as diante dessa situação.
Nos parece que uma parcela significativa da categoria ainda não percebeu o real significado dessa conquista e, por isso, ainda encontra-se paralisada diante da ofensiva de algumas direções de escolas.
A Paraíba possui 223 municípios, desses não mais do que 5 (cinco) tem eleições diretas para diretor de escolas.
Outro dado muito importante: realizar eleição direta num município como Bayeux representa retirar uma parcela extremamente importante das mãos dos grupos políticos que dominam a cena política dessa cidade há décadas e que, na sua maioria, indicam os diretores que estão atualmente nas escolas. Isso representa um avanço extraordinário para as nossas escolas, companheiros e companheiras!
Além disso, ao se recusarem a lançar chapas para diretor nas escolas para diretor, os companheiros e companheiras estarão dando à sociedade de Bayeux que são incapazes de administrar as suas escolas e cremos que esse não é um grande exercício de cidadania que estaremos dando aos nossos alunos e à sociedade em geral.
Por isso, fazemos um apelo aos profissionais do Magistério Municipal de Bayeux para que arregacem as mangas e peguem essa tarefa que é de vocês nesse momento de administrar as suas escolas e, junto com a comunidade, transformas as suas escolas em ilhas de cidadania e, dessa maneira, melhorar pra valer as nossas escolas municipais em prol dos filhos e filhas dos trabalhadores de Bayeux.
SINDICATO DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE BAYEUX
Gestão Resistência, Luta e Participação
por que será que os professores do Bayeux são tão omissos?
ResponderExcluirou a pergunta correta seria: do que será que têm tanto medo?