terça-feira, 24 de novembro de 2015

Desculpa de amarelo é comer barro! Prefeitura de Bayeux explica nota ZERO da CGU por conta de “problemas técnicos no portal de transparência


Desculpa de amarelo é comer barro!
Prefeitura de Bayeux explica nota ZERO da CGU por conta de “problemas técnicos no portal de transparência

Bayeux, novembro de 2015.


      A Prefeitura Municipal de Bayeux, através de seu Coordenador de Comunicação, David Silva, soltou uma nota procurando justificar a nota ZERO dada pela CGU à transparência pública da administração municipal, no que diz respeito às finanças públicas e aos atos administrativos por ela feitos.
      Na nota-resposta, a prefeitura de Bayeux atribui a nota ZERO da CGU a “um problema técnico na implantação do e-SIC, exatamente o quesito avaliado pela CGU” (grifo nosso). Antes, afirma que “(...) A prefeitura de Bayeux está adequando o seu portal, trazendo um formato mais moderno e que cumpra cada requisito da lei de acesso à informação”, afirma o Coordenador de Comunicação de Bayeux (grifo nosso).
      Até poderíamos acreditar nesta versão da Prefeitura de Bayeux. O problema é que, para variar, a Prefeitura Municipal de Bayeux MENTE mais uma vez para o povo de nossa cidade e da Paraíba.
      Em 29 de julho de 2014, a Promotoria de Justiça de Bayeux recomendou à Prefeitura da cidade “a disponibilização e o adequado gerenciamento, em tempo real, do endereço eletrônico com informações referentes à utilização dos recursos públicos, através de Portal da Transparência” (vide http://www.mppb.mp.br/index.php/noticias-android/97-patrimonio-publico/1233-promotoria-recomenda-adequacao-no-portal-de-transparencia-da-prefeitura-de-bayeux). Na mesma matéria, consta que “(...) De acordo com o Relatório Diagnóstico de Transparência Pública realizado pelo Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, o Tribunal de Contas da União, a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Estadual, o “Portal de Transparência” do município Bayeux não vem atendendo, plenamente, as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, com as alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 131, no tocante aos princípios da publicidade e transparência na veiculação das informações obrigatórias”.
Por fim, a Promotoria de Justiça de Bayeux recomenda que “o portal deve ser inserido, em local de destaque e com fácil acesso, no prazo de seis meses (grifo nosso), contemplando dados acerca dos processos licitatórios; acesso às informações orçamentárias e financeiras com campo de respostas às perguntas mais frequentes; disponibilização de Serviço de Informação ao Cidadão (SIC); entre outros, como o download das pesquisas e dos relatórios, além da estrutura organizacional e os endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público".
Assim, verifica-se que a nota ZERO da CGU não se deu por conta de “problemas técnicos no portal”, como quer fazer crer a Prefeitura Municipal de Bayeux, mas sim por INCOMPETÊNCIA dessa gestão em cumprir as leis e os prazos estipulados pelas autoridades judiciais. Como vimos agora, desde julho de 2014 que o MPPB de Bayeux chamou a atenção de Expedito Pereira e sua tropa da necessidade da cidade possuir um site de transparência pública, de acordo com a Lei de Acesso à Informação. Após 14 meses da recomendação do MP, e em seguida à divulgação da nota ZERO da CGU, é que a Prefeitura de Bayeux, para justificar o injustificável, solta uma desculpa esfarrapada como essa.
Expedito, desculpa de amarelo é comer barro!!!

SINDICATO DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE BAYEUX

Gestão Resistência, Luta e Participação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desculpa de amarelo é comer barro! Prefeitura de Bayeux explica nota ZERO da CGU por conta de “problemas técnicos no portal de transparência

Desculpa de amarelo é comer barro! Prefeitura de Bayeux explica nota ZERO da CGU por conta de “problemas técnicos no portal de transp...