terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Uma vitória conquistada e que precisa ser consolidada em 2011

            Depois de anos de luta do Magistério Municipal de Bayeux, liderada pelo SINTRAMB, teremos esta semana eleições diretas para Diretor e Diretor Adjunto em algumas das escolas municipais de Bayeux. Fruto da conquista finalmente assegurada no novo PCCR.
            Inicialmente, foram escaladas 13 escolas municipais para ocorrer eleições este ano, por conta do apertado calendário deste ano, em que tivemos Copa do  Mundo e eleições gerais, que tornaram o calendário letivo mais problemático do que o normal. Isso fez com que o processo fosse mais acelerado, com prazos muito curtos entre a formação da Comissão Eleitoral nas escolas e a realização das eleições.
            Esse foi, na nossa avaliação, o principal problema do processo que ora se encerra. Fez com que a categoria, de modo geral, não compreendesse bem as regras estipuladas pelo Conselho Municipal de Educação na Resolução 23/10 para o processo eleitoral. O outro grande problema, derivado deste, foi que a Comissão Especial Eleitoral Permanente – CEEP – delegou aos/às diretores/as de escolas que estes/as deveriam divulgar para a comunidade escolar as regras da eleição, quando este papel deveria ser da própria Comissão Especial Eleitoral Permanente, que deveria ter elaborado um calendário de reuniões nas escolas para fazer isto. Porém, com o aperto do calendário, isso não foi possível, infelizmente.
            Infelizmente porque isso fez com que vários diretores/as de escolas não divulgassem as regras da eleição nem cumprissem o calendário conforme determinava a Resolução 23/10 do CME. Isso gerou uma onda de “boicote branco” às eleições por parte dessas direções, somado a uma parcela da categoria que se absteve de participar do processo, apesar de tanta luta de tantos anos.                
            Apesar de todos esses obstáculos, avaliamos que o processo é vitorioso por vários motivos. Primeiro, por um aspecto histórico que precisa ser ponderado. Uma conquista dessa envergadura que estamos vivenciando em Bayeux, é natural que ela não se dê de início na sua totalidade – como gostaríamos que fosse -  mas sim de forma parcial, acumulando para outras vitórias num futuro próximo; Segundo, porque o processo foi iniciado e era isso que queríamos garantir. Uma vez iniciado o processo, este não terá mais volta, ainda que alguns desejem a permanência do atraso; e finalmente, o mais importante: estamos, com as eleições diretas de diretor das escolas municipais em Bayeux, começando a revirar uma página importante da história da educação de nosso município que até então vivia sob o domínio dos grupos políticos que atuam por aqui e que, sob sua influência, determinavam quem deveria dirigir os destinos das escolas da rede municipal de Bayeux. Estamos, com estas eleições, começando a quebrar esta prática nefasta e passando o poder de administrar a escola a quem de direito: a comunidade escolar.
            Por isso, em 2011, a nossa tarefa principal será consolidar o processo iniciado em 2010 com vistas a fazer avançar cada vez mais a democracia no interior de cada escola municipal de Bayeux.


SINDICATO DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE BAYEUX
Gestão Resistência, Luta e Participação

2 comentários:

  1. Gente de luta; ‘aquele abraço’.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Gostaria de lhe convidar para que comentasse a minha crônica “A infeliz procura por uma rachadura”. Ok?
    http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

    ResponderExcluir
  2. é uma conquista nossa.

    é aquela coisa: pra quem engatinha, dar 1 passo é muita coisa.

    demos um passo rumo a uma democracia digna, e gestões mais transparentes e livres.

    de resto, é apenas AINDA 1 só passo.

    ResponderExcluir

Desculpa de amarelo é comer barro! Prefeitura de Bayeux explica nota ZERO da CGU por conta de “problemas técnicos no portal de transparência

Desculpa de amarelo é comer barro! Prefeitura de Bayeux explica nota ZERO da CGU por conta de “problemas técnicos no portal de transp...