terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O que o Sindicato espera das novas diretoras eleitas

          Os dias 16 e 17 de dezembro de 2010 já entraram para a História da educação municipal de Bayeux e do SINTRAMB. Pela primeira vez em Bayeux, foram eleitas diretamente pela comunidade escolar – professores/as, técnicos educacionais, funcionários, pais e mães de alunos/as e alunos/as – as primeiras diretoras escolares de nossa cidade. As mesmas vão dirigir a partir de janeiro de 2011 as escolas Edgar Seager, Moacir Dantas, Petrônio Figueiredo e Ruy Carneiro.
            Ainda estamos vivendo a euforia dessa grande passo dado na educação municipal de Bayeux e o SINTRAMB, em especial, espera que esse passo dado pelos/as companheiros/as dessas escolas seja copiado pelas demais da rede em 2011.
            É o começo do fim do clientelismo político nas escolas municipais de Bayeux. Do uso do cargo de diretor de escolas para afirmar a manutenção do poder de um dado grupo político enclausurado na Prefeitura de Bayeux. Essa é a principal vitória obtida com a eleição dessas diretoras e suas adjuntas.
            Queremos, nesse texto, afirmar aqui as expectativas que a Direção do Sindicato tem com esse novo quadro da educação de Bayeux em 2011. Queremos afirmar o que esperamos das novas direções escolares já a partir do próximo ano. Não se trata de cobranças, mas de questões que para nós, do SINTRAMB, pretendemos dividir com as diretoras eleitas.
            Um elemento fundamental para nós que esperamos das novas direções escolares é o exercício da DEMOCRACIA plena dentro das unidades de ensino.  Que as principais discussões que envolvam a escola sejam amplamente discutidas com toda a comunidade escolar para que, dessa forma, suas decisões sejam mais legitimadas e para que o avanço democrático iniciado com suas eleições continue.
            Para que a democracia seja exercida em sua plenitude, como esperamos, é necessário que os Conselhos Escolares, em cada unidade de ensino, funcionem efetivamente. E que os Conselhos Escolares possam também tomar suas principais decisões através de discussão com a comunidade escolar, com reuniões freqüentes e amplamente divulgadas em toda a comunidade escolar.
            Esperamos, a partir de 2011, nessas escolas todos os seus atos sejam amplamente divulgados, com a máxima TRANSPARÊNCIA possível. Isso vale tanto para as Direções quanto para os Conselhos Escolares. Acreditamos que a transparência ajuda a ampliar cada vez mais a democracia no interior das unidades de ensino.
            Por fim, esperamos que a relação entre o Sindicato e as futuras direções escolares seja cada vez mais respeitosa, cordial e que, apesar das divergências pontuais que porventura venhamos a ter (esperamos que não), que tenhamos uma relação baseada no entendimento de que cada um tem os seus deveres a cumprir e que, assim, possamos cumpri-los da melhor maneira. Queremos, sempre que possível, sermos parceiros na resolução dos graves problemas educacionais que enfrentamos em nosso município.
            Desejamos boa sorte a todas as diretoras eleitas e que elas possam, em cada uma das escolas, serem faróis para as demais escolas municipais de Bayeux.


SINDICATO DOS TRABALHADORES
 MUNICIPAIS DE BAYEUX


Gestão Resistência, Luta e Participação

Um comentário:

  1. Uma vitória incontestável para as trabalhadoras e os trabalhadores em educação de Bayeux, uma derrota acachapante para o politiquismo de nossa cidade, e, acima de tudo, uma vitória do povo deste município tão sofrido de más gestões.

    ResponderExcluir

Desculpa de amarelo é comer barro! Prefeitura de Bayeux explica nota ZERO da CGU por conta de “problemas técnicos no portal de transparência

Desculpa de amarelo é comer barro! Prefeitura de Bayeux explica nota ZERO da CGU por conta de “problemas técnicos no portal de transp...