quinta-feira, 26 de junho de 2014

Caso do calendário de reposição de aulas: Secretaria de Educação de Bayeux recua de sua proposta original e avança nas negociações com Sindicato

Estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 26/06, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Bayeux, o presidente licenciado do SINTRAMB, Antonio Radical, a presidente em exercício, Ivone Nunes, e os professores João Batista - mais conhecido como professor Dão - (Coordenador da CITE), Robertino Lopes (secretário adjunto da Educação), José Moisés (presidente do Conselho Municipal de Educação), Vandelita Pereira (Coordenadora Geral da Secretaria), Shalon Correia (Inspetor Técnico do município) e a Secretária Executiva da CITE, Marta Costa.
O objetivo desta reunião, segundo consta no Termo de Acordo celebrado entre as partes, era para "discutir o ajustamento do calendário letivo especial de 2014", o famoso calendário de reposição de aulas, a ser organizado após a suspensão de nossa greve, no último dia 28 de maio do corrente ano.
Na ocasião, os representantes da categoria reafirmaram os entendimentos acerca da proposta inicial da Secretaria, que era de elaborar DOIS calendários - um para a escola que não fez greve e outro para aquela que participou da greve - e colocar aulas durante o mês de janeiro do próximo ano. Naquela oportunidade, os representantes dos/as trabalhadores/as classificaram estas propostas como inaceitáveis. Primeiro, porque a greve, no entendimento do SINTRAMB, foi de UMA categoria e não de escola A, B ou C; segundo, porque janeiro é inegociável, pois trata-se do período de férias da categoria. Assim, foi apresentada aos representantes da Secretaria uma proposta alternativa, que foi depois referendada pela categoria em Assembleia. Esta proposta consistia em se colocar UMA aula a mais durante o período letivo, todos os dias. Nas contas do sindicato, desta maneira, encerraríamos a reposição das aulas dentro de, no máximo, dois meses. A Secretaria ficou de estudar a proposta e nos dar uma resposta posteriormente.
Na reunião ocorrida na manhã do dia 26/06, a Secretaria nos apresentou o resultado deste estudo feito por eles. Reafirmaram, com todas as letras, que NÃO abrem mão dos DOIS calendários de reposição acima citados, pois no entendimento das Secretaria, isso seria "prejudicar aqueles que deram aulas durante a greve". Os representantes da categoria rebateram, mais uma vez, este argumento, afirmando que a Prefeitura queria, com isso, prejudicar aqueles e aquelas que lutam, e com isso NÃO HÁ ACORDO. Com relação ao calendário de reposição de aulas, a Secretaria apresentou a seguinte proposta: NÃO HAVERIA MAIS AULAS DURANTE O MÊS DE JANEIRO, DESDE QUE SE COLOCASSEM AULAS DURANTE TODOS OS SÁBADOS. Desta forma, segundo a Secretaria, o ano letivo encerraria-se no dia 29 de dezembro deste ano, com provas finais nos dias 30 e 31/12.
Os representantes da categoria afirmaram concordar com esta proposta, mas quem decidirá se ACATA OU NÃO este novo calendário será a CATEGORIA REUNIDA EM ASSEMBLEIA no próximo dia 11/07, a partir das 15h, no Centro de Formação da Igreja São Sebastião. Na ocasião, tanto o presidente licenciado quanto a presidente em exercício do SINTRAMB, entenderam que esta proposta (apesar de não ser a que desejávamos) era melhor do que dar aulas em janeiro. Mas, consta no Termo de Acordo entre as partes que essa decisão será da categoria em Assembleia. Queremos deixar isso bem claro para todos e todas. A decisão NÃO é da direção do SINTRAMB, e sim, como de costume, da CATEGORIA
Uma informação importante para todos/as: caso a categoria aceite esta proposta, o calendário de reposição de aulas se iniciará já no dia 12 de julho do corrente ano!!!
Esperamos, assim, que os/as companheiros/as participem de nossa próxima Assembleia, onde decidiremos sobre este importante assunto, além de darmos os informes da Mesa de Negociação Permanente, que se reunirá no mesmo dia da Assembleia, só que pela manhã, no forum de Bayeux.   
Segue abaixo cópia do Termo de Acordo citado nesta matéria!!!

SINDICATO DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE BAYEUX
Gestão Resistência, Luta e Participação






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desculpa de amarelo é comer barro! Prefeitura de Bayeux explica nota ZERO da CGU por conta de “problemas técnicos no portal de transparência

Desculpa de amarelo é comer barro! Prefeitura de Bayeux explica nota ZERO da CGU por conta de “problemas técnicos no portal de transp...