terça-feira, 16 de julho de 2013

Expedito Pereira, o multiplicador de folha de pagamento!!!




O povo brasileiro já está acostumado, infelizmente, a assistir ao deprimente espetáculo dos políticos de nosso país, a cada 4 anos, virem nas eleições prometer mundos e fundos e, após conquistarem a vitória eleitoral, fazerem do poder o quintal de sua casa, como se o poder público fosse sua propriedade particular. Assim, estes políticos se acham no direito de, à frente da máquina administrativa pública, desrespeitar direitos adquiridos dos servidores de carreira, passar por cima das leis existentes, desobedecer ordens judiciais e encher a máquina com seus parentes e aderentes.
Expedito Pereira, prefeito de Bayeux, é apenas mais um caso típico desse perfil do político brasileiro. Ao analisarmos detidamente os dados constantes no Sagresonline do TCE/PB, atualizado até abril do corrente ano, verificamos a incrível proeza e habilidade que Expedito possui em multiplicar uma folha de pessoal em tão pouco tempo. Senão, vejamos os números que estão lá, no site disponível a todos e todas (http://sagres.tce.pb.gov.br/pessoal01.php).
Em janeiro deste ano, quando Expedito chegou pela 4ª vez à Prefeitura de Bayeux, haviam 514 prestadores de serviço (sendo 324 comissionados e 190 contratados). Este número passou para 925 em fevereiro (sendo 336 comissionados e 589 contratados). Em março, pulou para 1514 prestadores de serviço (com 350 comissionados e 1164 contratados). Finalmente, em abril, chegamos ao incrível número de 1831 prestadores de serviço no município de Bayeux (sendo 424 comissionados e 1407 prestadores de serviço). Os números são mais impressionantes quando fazemos o comparativo com o número de servidores efetivos na máquina administrativa municipal. A proporção aumenta de forma avassaladora! 
Em janeiro, haviam 2071 efetivos contra 514 prestadores de serviço (PS), ou 24,8% de PS; em fevereiro, haviam 2044 efetivos contra 925 PS, ou 45,25% de PS; em março, são 2013 efetivos contra 1514 PS, ou 75,2% de PS; finalmente, em abril, chegamos a 2027 efetivos contra 1831 PS, ou 90,3% de PS. Observa-se por estes dados não apenas o inchaço na folha como também a transformação da Prefeitura Municipal de Bayeux num apêndice da casa de Expedito Pereira.
Quando verificamos a repercussão financeira desse descalabro promovido por Expedito Pereira na Prefeitura de Bayeux, notamos porque a cidade está abandonada em vários setores. É porque o dinheiro público, que deveria estar sendo usado para melhorar a qualidade de vida da nossa população, está indo para o bolso dos amiguinhos e amiguinhas do prefeito. Em janeiro, o total da folha foi R$ 4.068.230,82 e em abril, a folha pulou para R$ 5.948.412,72, um salto de 46,2% em apenas 4 meses!!!
A única coisa que a direção do SINTRAMB deseja é que o Ministério Público, o TCE/PB e demais órgãos púbicos tomem providências no sentido de acabar com esta farra do dinheiro público que há anos vem acontecendo em Bayeux, promovido pelos prefeitos que se apossam da Prefeitura da cidade como se esta fosse SUA propriedade.


               SINDICATO DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE BAYEUX
Gestão Resistência, Luta e Participação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desculpa de amarelo é comer barro! Prefeitura de Bayeux explica nota ZERO da CGU por conta de “problemas técnicos no portal de transparência

Desculpa de amarelo é comer barro! Prefeitura de Bayeux explica nota ZERO da CGU por conta de “problemas técnicos no portal de transp...