O setor da educação está, em todo o país, iniciando o debate sobre o novo PNE - Plano Nacional de Educação -, que deverá nortear as ações da educação nacional nos próximos dez anos (2011-2020). Um dos debates mais calorosos deste novo PNE, em discussão no Congresso Nacional, é sobre o financiamento da educação.
Neste ponto, várias entidades em todo o país, a partir da CSP Conlutas, ANDES-SN e ANEL, dentre outras, defendem a proposta de 10% do PIB para a educação Já!, diferente do que está no projeto do governo Dilma, que prevê apenas 7% para 2020. Muito pouco para as necessidades da educação de nosso país.
Abaixo, a nota elaborada por várias entidades sindicais, populares e estudantis da Paraíba, que formaram um Comitê , que pretende realizar várias atividades em nosso Estado, defendendo o bandeira central de nossa campanha: 10% do PIB para a educação Já!
10% do PIB para a Educação Já!!!
Por um PNE da sociedade brasileira!!!
Estamos vivendo um momento extremamente importante na conjuntura nacional, no que diz respeito ao futuro do projeto de educação que pretendemos para o Brasil. Encontra-se em discussão no Congresso Nacional o novo Plano Nacional de Educação (PNE) que elaborará as metas educacionais do Brasil nos próximos dez anos.
O atual governo apresenta um projeto que de novo tem apenas o nome. O PNE do governo federal está no marco de uma política educacional privatizante, no parco financiamento para a educação e nos marcos neoliberais da proposta governamental. Assim, acreditar que o PNE deste governo conseguirá minimizar o estrago que já existe na educação atual é, mais uma vez, semear ilusões na cabeça da sociedade brasileira.
É preciso lutar contra o PNE do governo e exigir 10% do PIB Já para a educação brasileira. 10% Já, para garantir investimentos na educação, na formação e condição de trabalho dos professores. Para garantir que a educação seja tratada como política de Estado e que o país possa atender de forma plena o enorme contingente de pessoas em idade escolar.
Por isso, as entidades sindicais, populares e estudantis reunidas na Paraíba, assim como em todo o Brasil, estão nesse momento chamando a atenção da sociedade paraibana para mais esse ataque contra a educação pública vinda do governo federal. Mais uma vez, vinda de setores que há pouco tempo atrás estavam nas ruas defendendo a educação pública e gratuita (pelo menos era o que diziam defender). Precisamos resistir e exigir do governo que os recursos advindos do crescimento da riqueza do país voltem na forma de benefício social para a população e derrotar nas ruas este PNE é fundamental.
10% não é gorjeta, é direito da sociedade. É luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Em Defesa da Educação Pública, Gratuita, Laica e
de Qualidade Para Todos!
Comitê Estadual da Campanha dos 10% do PIB para a Educação Já!
Entidades Participantes:
ADUFPBJP/ADUFCG/ANDES-SN REGIONAL NE II/ANEL/
CSP-Conlutas/Intersindical/Sintect/Sindifisco PB/
Sintab/Sintramb/SINASEFE/Oposição Sintespb/Oposição Sintem/
Oposição Sintep/Forum Estadual em Defesa da Educação Pública/CA de Letras UFPB/
CA de Ed. Física UFPB/DA Pedagogia UFPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário