quarta-feira, 13 de julho de 2011

Os números do inchaço da folha de pessoal em Bayeux

A Prefeitura Municipal de Bayeux, através do seu dublê de radialista/prefeito, continua utilizando os recursos públicos de forma indevida. Permanece inchando a máquina pública com trabalhadores prestadores de serviço, ao invés de promover concurso público (e depois, chamar os aprovados, como deveria fazer). Mas essa não é a prática do prefeito J. Júnior, que continua utilizando a estrutura da Prefeitura em prol de seus aliados políticos. A população? Não merece nem ser esclarecida sobre isso, apenas para satisfazer os anseios de J. Júnior e sua tropa instalada na Prefeitura.
Para provar o que estamos afirmando nessas linhas, recorremos aos dados da Prefeitura Municipal de Bayeux no site do TCE/PB, no link Sagresonline. Para quem não sabe, os dados expostos neste site são disponibilizados pelas próprias administrações públicas existentes no nosso Estado (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas estadual e municipal da Paraíba). São, portanto, dados oficiais e não há o que afirmar contrário a estes números.
Analisando bem os números da Prefeitura Municipal de Bayeux, percebemos imediatamente o inchaço da máquina administrativa de nosso município. Senão, vejamos a tabela abaixo.

Nºs de Funcionários da Prefeitura de Bayeux (em 2011)
MESES
PRESTADORES DE SERVIÇO
COMISSIONADOS
EFETIVOS
MAIO
1237
226
1200
FEVEREIRO
987
228
1233

Não precisa ser nenhum expert em estatística para perceber que em apenas três meses de gestão, o Prefeito J. Júnior inchou a máquina pública municipal para satisfazer seus aliados políticos. Afinal de contas, em 2012 haverá eleição municipal e Jota não quer perder seu espaço político. Pelo contrário, deseja mantê-lo com um nome de confiança deste à frente da Prefeitura. Por isso, desde já continua mantendo sua prática de colocar, cada vez mais, servidores em concurso público na Prefeitura.
Chama a atenção na tabela acima a distorção entre servidores sem concurso público e o número de servidores efetivos, especialmente no mês de maio, quando a relação beneficia os servidores indicados pelo grupo político de J. Júnior. Somando os ocupantes de cargos comissionados + os prestadores de serviço, temos exatos 1463 servidores na Administração Municipal de Bayeux sem concurso público, uma diferença de 21,9% a mais de servidores nesta situação em comparação com o número de efetivos. Quando se faz a comparação com o quadro total de servidores, chegamos à marca de que existem exatos 49,01% da folha de pessoal em Bayeux que estão na máquina pública sem concurso público.
Outro dado que chama a atenção neste quadro de servidores em Bayeux é o aumento extraordinário de professores/as sem concurso público em Bayeux. Em fevereiro, segundo o Sagresonline do TCE/PB, haviam exatos 197 professores/as; em maio, apenas 3 meses depois, esse número pulou para 312, um aumento de 58,37% em apenas 90 dias. A continuar nesse papo, onde irá parar a folha de pessoal de Bayeux até o final do ano? Isso é um absurdo!!!
O absurdo dessa situação existente em Bayeux se dá por dois motivos: 1) a enorme maioria desses servidores, especialmente os prestadores de serviço, recebem baixos salários (a maioria, apenas 1 salário mínimo) e são superexplorados pela Prefeitura; 2) com essa distorção, a Prefeitura se vale para, além de manter o domínio de grupos políticos à frente da Administração Municipal, também para rebaixar os salários do conjunto dos servidores efetivos. Quando estes se mobilizam em busca de melhorias salariais, o discurso oficial é que não existem margens no orçamento para conceder tal reajuste.
Por isso, a direção do SINTRAMB vai encaminhar este levantamento ao Ministério Público Estadual e também Federal (pois existem distorções também com verba federal, a exemplo do FUNDEB) para que possamos estabelecer em Bayeux uma política salarial e de carreira de qualidade para os servidores efetivos.
Aos/as companheiros/as prestadores de serviço, queremos, mais uma vez, REAFIRMAR o compromisso deste Sindicato em defendê-los no que for preciso no tocante aos seus direitos trabalhista que sabemos não existem para estes. A Assessoria Jurídica do SINTRAMB está a disposição dos/as companheiros/as para fazer sua defesa. Do mesmo modo, queremos novamente chamá-los a se filiarem ao nosso Sindicato para que, assim, tenhamos mais força para lutar pelos direitos dos/as companheiros/as.

SINDICATO DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE BAYEUX
                  Gestão Resistência, Luta e Participação         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desculpa de amarelo é comer barro! Prefeitura de Bayeux explica nota ZERO da CGU por conta de “problemas técnicos no portal de transparência

Desculpa de amarelo é comer barro! Prefeitura de Bayeux explica nota ZERO da CGU por conta de “problemas técnicos no portal de transp...