Os/as servidores/as municipais de Bayeux realizaram, nesta quarta-feira, no Centro de Formação da Igreja São Sebastião, uma Assembleia Geral da categoria, convocada pelo SINTRAMB. O ponto principal da Assembleia a ser debatido pela categoria era sobre a Campanha Salarial 2014 de todos os setores que compõem a categoria (Educação, Saúde, Pessoal de Apoio e Vigilantes).
A Assembleia foi bastante participativa, com cerca de 130 pessoas (entre as que assinaram a lista de presença, haviam 115 mais aquelas que saíram sem assinar tal lista), mostrando a disposição de luta dos/as servidores/as municipais de Bayeux, que já não aguentam mais os salários rebaixados, as precárias condições de trabalho e, em especial, as perseguições promovidas pelo governo Expedito 4.
A direção do SINTRAMB apresentou em vários slides a todos os presentes as tabelas salariais da categoria, explicando detalhadamente a razão da defasagem salarial de cada categoria e apresentando algumas propostas de novas tabelas, em especial na Educação.
Após isso, foi apresentada pela direção do SINTRAMB à categoria as propostas da pauta de reivindicações. Foi feita uma explanação sobre cada ponto dessa pauta e tirada algumas dúvidas dos/as servidores/as presentes à Assembleia. Em seguida, as pautas de reivindicações eram votadas e em todas a categoria aprovou por unanimidade, demonstrando sua disposição militante. Depois de tudo isso votado e aprovado pela Assembleia, a direção do SINTRAMB apresentou o calendário de mobilização da nossa Campanha Salarial.
Neste calendário, debatido, votado e aprovado pelos/as servidores/as municipais de Bayeux, realizaremos no próximo dia 26 de fevereiro uma PARALISAÇÃO de 24h, para mostrarmos ao prefeito Expedito Pereira toda a insatisfação da categoria com os salários e também com as condições de trabalho. Neste dia de PARALISAÇÃO, foi aprovada a realização de um ato público em frente à Câmara Municipal de Bayeux.
No calendário de mobilização da Campanha Salarial 2014, os/as servidores/as aprovaram também as seguintes datas:
07/03, em local e data a ser definida - Comemoração do Dia Internacional da Mulher, com um debate a ser promovido sobre a violência sofrida pelas mulheres, com a participação de uma representante do MML (Movimento Mulheres em Luta);
17, 18 e 19/03 - Greve Geral Nacional da Educação - a categoria magistério presente à Assembleia aprovaram nossa adesão a este movimento, convocada pela CNTE;
18/03 - Iremos propor à Câmara Municipal de Bayeux a realização de uma sessão especial para debatermos a situação de toda nossa categoria (salarial e de condições de trabalho), em especial do magistério municipal;
19/03 - Nova Assembleia Geral, a partir das 9h, com indicativo de GREVE;
28 e 29/03 - III Congresso do SINTRAMB.
Reuniões com secretarias
Na Assembleia Geral, a direção do SINTRAMB informou a todos/as acerca de duas reuniões já agendadas com as secretarias de Educação e Saúde, onde apresentaríamos a pauta de reivindicações aprovadas pela categoria.
Na mesma quarta-feira, 12/02, à tarde, ocorreu a reunião com a Secretaria de Educação. Presentes pelo SINTRAMB, o presidente Antonio Radical, a vice Ivone Nunes e o diretor de Comunicação, Joselito Mendonça, além de uma companheira agente administrativo lotada em uma escola municipal. Pela secretaria, o secretário adjunto, Robertino Lopes, e o membro da Inspetoria Técnica, professor João Batista (popularmente conhecido como Dão). Na oportunidade, os trabalhadores apresentaram a pauta de reivindicações, onde explicamos bem cada ponto da pauta, iniciando pra valer o processo de negociação da Campanha Salarial, Na pauta, constam pontos que vão desde as questões salariais - como reajuste salarial de 20% (os 8,32% já definidos pela Prefeitura mais 12%), pagamento do Piso Salarial do magistério e descongelamento da GEAD (proposta aprovada pela Assembleia é que a GEAD seja reajustada anualmente, no mesmo índice do reajuste salarial) - até questões de segurança e reforma, ampliação e/ou construção de novas unidades de ensino. Ao final da reunião, ficou acertado que em breve realizaremos outra rodada de negociação, onde a secretaria responderá à pauta.
Na quinta-feira, 13/02, às 8h, realizamos a reunião com a Secretaria de Saúde. Presentes pelo SINTRAMB, o presidente Antonio Radical e a diretora de Saúde e Seguridade Social, Eliana Garcia. Pela secretaria, a secretária em exercício, Fátima Amorim e a assessora jurídica da secretaria, de nome Gláucia, além do sobrinho do prefeito, Carlos Pereira. Na oportunidade, os trabalhadores apresentaram a pauta de reivindicações, onde explicamos bem cada ponto da pauta, iniciando pra valer o processo de negociação da Campanha Salarial, Na pauta, constam pontos que vão desde as questões salariais - como reajuste salarial , pagamento dos Pisos Salariais das várias categorias que compõem o setor, além de reajuste do valor dos plantões - até questões de segurança e reforma, ampliação e/ou construção de novas unidades de saúde. Durante a reunião, o anúncio de algumas coisas positivas, como a isonomia salarial entre os ACE's para com os ACS's (uma antiga reivindicação doa ACE's), além da garantia do repasse federal feito pelo Ministério da Saúde aos ACS's, mostrada à direção do SINTRAMBque tal procedimento já vem sendo adotado pela gestão atual. Porém, tudo isso ainda é muito pouco, tendo em vista a defasagem salarial de TODA a categoria da saúde municipal. Ao final da reunião, ficou acertado que realizaremos outra rodada de negociação, no ´proximo dia 10/03, onde a secretaria responderá à pauta.
Teremos ainda duas outras reuniões, desta feita com as secretarias de Adninistração e Segurança Municipal, onde apresentaremos as pautas do Pessoal de Apoio e Vigilantes, aprovadas pela Assembleia.
A direção do SINTRAMB agradece, mais uma vez, a todos/as que compareceram à Assembleia Geral, demonstrando não apenas a insatisfação com a atual situação porque passa nossa categoria neste governo Expedito 4, mas sobretudo porque mostraram apoiar a SUA entidade, que é o SINTRAMB.
Vamos continuar na luta!!!
SINDICATO DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE BAYEUX
Gestão Resistência,
Luta e Participação
Nenhum comentário:
Postar um comentário